[ad_1]
Quando estamos estudando a disciplina de Química, logo nos deparamos com a Decantação, um assunto bem interessante e também importante. Mas é claro, também é comum que surjam dúvidas a partir do contato com o tema.
Então, para que possamos te explicar melhor sobre, reúnimos abaixo as principais informações e também Exemplos de Decantação, te ajudando a visualizar como isso acontece. Confira:
O que é o processo de Decantação?
O processo de Decantação nada mais é que um método capaz de realizar a separação entre misturas entre líquidos e também entre líquidos com sólidos, nos permitindo dividir corretamente cada um desses componentes.
Isso se torna possível a partir da percepção de diferença de densidade que esses elementos podem apresentar, uma vez que naturalmente quando em repouso um componente mais denso tende a ir para o fundo em razão da gravidade.
Ou seja, conforme esperamos pela ação natural da gravidade, ao final dela podemos perceber a sedimentação dos materiais anteriormente misturados.
Exemplos de Decantação:
Algumas misturas se tornam exemplos práticos de como pode acontecer o processo de decantação. Então, siga conferindo algumas delas:
Água e óleo
Tanto a água quanto o óleo são componentes que não se dissolvem mesmo quando misturados. Dessa forma, a água, que possui uma maior densidade, vai para o fundo do recipiente. O óleo, por sua vez, fica por cima desse espaço por conta da sua menor densidade.
Água do mar e areia
Muito provavelmente você já sabe que a água do mar é salgada, mas um fator curioso é que a partir dela podemos obter Sal. Para isso, contamos com a ajuda do processo de decantação, ainda que outros processos também precisem ser realizados.
Para isso, a Decantação é usada para separar a água do mar da areia e posteriormente você separar a água do Sal por meio da evaporação.
Estações de tratamento de água
Você sabia que a decantação também é muito utilizada em estações de tratamento de água? Isso acontece em razão de que, por muitas vezes, a água chega a esses espaços com a presença de resíduos sólidos que, após decantar, fica por baixo e podem ser removidos.
Fabricação do vinho
A decantação acontece ainda com bebidas muito conhecidas e consumidas como o vinho, pois no processo de preparação dos mesmos uma certa quantidade de borra fica como resíduo, devendo ser retirada para a devida qualidade da bebida.