Exemplos de Introdução: Dicas que vão mudar sua Escrita

[ad_1]

No esquema básico para uma redação, sabemos que precisamos de um parágrafo para introdução, dois para desenvolvimento e um para conclusão, podendo haver adaptações de acordo com o modo que deseja organizar seu texto.

Mas, ainda assim, resta a dúvida sobre como organizar cada uma dessas partes. Então, confira abaixo Exemplos de Introdução já prontos para te passar essa noção, assim como dicas que vão te ajudar diante de qualquer tema:

Normas para a Introdução de um texto

Existem regras a serem seguidas para a escrita de todo o texto, sobretudo quando pensamos naqueles que são voltados para ambientes formais, como a escola ou até mesmo provas de vestibulares. E é claro, regras também se aplicam de modo mais específico a sua introdução.

O primeiro e mais importante ponto é que, como o próprio nome nos sugere, esse parágrafo deve ser o primeiro do texto por introduzir aquilo que será debatido ao longo dele, expondo o tema e sua problemática principal.

Quanto a qualidade de linhas, não existe algo tão determinado. Em média, o indicado é usar cerca de 5 linhas, mas pode ser um pouco a mais ou até mesmo 4 linhas caso prefira. No entanto, menos que isso não é indicado e pode deixar transparecer pouca afinidade com o tema em pauta, por exemplo.

Como escrever uma boa Introdução?

Além das normas exigidas, podemos explorar mais da nossa criatividade e conhecimento prévio para organizar uma boa redação, considerando mecanismos que são utilizados até mesmo para conquistar uma boa nota de redação no ENEM.

Entre as dicas, já te contamos de cara que a introdução precisa começar com algo que cause impacto ao leitor. Sendo assim, pode usar uma citação ou usar uma frase que resume o pensamento de maneira marcante, causando uma boa impressão logo em primeiro momento.

Algo importante que costuma fazer muita diferença nas notas de redações é conectar o tema com outras áreas. Por exemplo, ao falar sobre Racismo pode citar o período em que africanos foram escravizados no Brasil colônia, fazendo uma ligação entre esse contexto histórico e a realidade vivida hoje.

Até mesmo assuntos que não fazem parte do meio acadêmico podem estar presentes nessa conexão, a exemplo de filmes, séries, desenhos animados e notícias da atualidade. Aliando isso com um bom conhecimento de gramática, tem tudo para fazer uma excelente introdução!

Exemplos de Introdução:

Abaixo, selecionamos alguns temas e criamos uma introdução para cada um deles. Assim, pode ter uma noção de como, mesmo em temas diversas, podemos explanar bem qual o problema para posteriormente explicamos melhor sobre ele, incluindo suas causas, consequências e possíveis intervenções.

Tema: Desemprego

Foi a partir da segunda metade do século XVIII, quando a Revolução Industrial deu seus primeiros passos para uma mudança global, que a oferta de emprego subiu de forma considerável, surgindo debates sobre o mesmo ter um papel como próprio dignificador do homem. No entanto, seja esse pensamento verdade ou não, o trabalho é a base financeira para o sustento de diversas famílias, nos colocando em um complicado contexto quando analisamos o Desemprego atualmente vivenciado ao redor do globo.

Tema: Violência doméstica contra a mulher

Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha passou a dar ouvidos para o grito de mulheres que há anos já pediam por socorro em seus próprios lares. Por sinal, a própria trajetória de Maria da Penha ressalta um problema que não parece regredir em nosso país, a violência doméstica. Responsável pela morte de diversas mulheres, é ainda hoje um tema que demanda atenção, devendo ser tratado com seriedade por parte do poder público e também da sociedade como um todo.

Tema: Discriminação social

No filme brasileiro Cidade de Deus, lançado no ano de 2002, atestamos como a realidade enfrentada por parte da população brasileira, especificamente aquela com baixo poder aquisitivo, se torna distante do que vive os grupos mais abastados. Esse, por sua vez, é o motivo para que ainda hoje a Discriminação social seja uma questão que provoca inquietude, demandando uma análise mais atenta acerca do tema e seus malefícios para a constituição de uma sociedade justa e igualitária.

Tema: Obesidade

Ao longo da Pré-História a Obesidade era entendida como um aspecto positivo, simbolizando, entre outros aspectos, a fertilidade. Conforme a passagem do tempo e os avanços da ciência, se tornou possível notar que a condição é uma doença que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. Com isso, se torna possível nos dedicarmos a entender como o problema pode afetar a saúde, bem como a necessidade de tratá-lo de modo mais amplo.

PARA ENVIAR O CURRÍCULO CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *